ESCOLA VENÂNCIO E SUA HISTÓRIA

De 1926 a 2011

Foi criada no ano da emancipação político-administrativa do município, em 1926, para atender a demanda estudantil da época, uma vez que para estudar as crianças tinham que se deslocar às cidades vizinhas. Sua instalação deu-se a partir do empréstimo de um casarão de propriedade do Sr. Luciano de Melo Nogueira, situado na Av. Pedro Osvaldo Basso, em frente à Ponte Alice Dias. Ali nascia a primeira escola do município, em 26/03/1926, recebendo o nome de GRUPO ESCOLAR DE COLINA.


Em 1935 o Sr. Modesto Junqueira doou para o Estado um terreno na Av. Rui Barbosa e assim, no ano de 1939 teve início a construção desta escola. Inaugurada dois anos mais tarde – em 27 de novembro de 1941 – recebeu o nome de GRUPO ESCOLAR “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”, por sugestão da população em homenagem a um dos principais fundadores da cidade. A mudança definitiva da escola para a Av. Rui Barbosa deu-se em 1942, passando a funcionar como grupo escolar até o ano de 1969.

No ano de 1970 teve seu nome alterado para GINÁSIO ESTADUAL DE COLINA “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” e em 1976 recebeu nova denominação: ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” oferecendo ensino de 1ª a 8ª séries. Dos anos de 1992 a 1995 ofereceu também o curso supletivo no período noturno.

Com a reorganização das escolas estaduais que ocorreu em 1996, a escola voltou a oferecer apenas a escolaridade para as quatro primeiras séries, o chamado ensino fundamental I.

No ano de 1998, novamente teve seu nome alterado para ESCOLA ESTADUAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.
À partir de 17/07/2006 a escola foi municipalizada, integrando-se a Rede Municipal de Ensino, após assinatura de Convênio de Parceria Educacional entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, tendo seu nome alterado novamente para ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.

São 85 anos de história sendo que neste prédio a escola funciona há 69 anos.

A escola passou por várias reformas nos anos de 1962 e 1963, 1968 e 1969, 2003 e hoje comemoramos mais uma reforma e ampliação de 1.070 m² feita pela Prefeitura Municipal, com um investimento aproximado de 450 mil reais: restauração e troca do assoalho; reforma dos sanitários e telhado; melhorias nas redes de água e esgoto; construção de área de serviço, passarela coberta e rampas de acesso para pessoas com deficiência; instalação da cobertura da quadra poliesportiva, além da construção de arquibancada; instalação de elevador panorâmico para acesso aos dois pisos da escola e pintura geral do prédio, que proporcionaram acesso e mobilidade para as pessoas com deficiência e maior segurança e conforto para os alunos, professores e funcionários.

*Área Construída Existente: 1.159,96m²
*Área Ampliada: 1.070m²
*Área Total da Escola: 2.229,96m²



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A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cel José Venâncio Dias”, oferece o Ensino Fundamental Ciclo I, de nove anos de escolarização obrigatória, em concordância com a Lei Municipal nº 2577 de 27 de Fevereiro de 2007, em Período Manhã e Tarde com Atendimento Educacional Especializado (sala multifuncional).

Desenvolve vários projetos em parceria com as secretarias municipais tais como: Preservação do Meio Ambiente, Combate a Dengue, Prevenção da Saúde Bucal e PROERD.

A Prefeitura Municipal de Colina com a Secretaria Municipal de Educação oferecem à população, através desta Unidade Escolar, oportunidades no preparo de jovens para enfrentar o mercado de trabalho em parceria com:

- Centro Paula Souza (E.T.E.C.) oferecendo o Curso Técnico de Administração.

Colina faz parte do EaD (Educação a Distância), sendo Polo da UNIRP, oferencendo a partir de 06/03/2012 os cursos de: Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Diretora da escola: Profª Lúcia Helena Jorge Carminati

Número de Alunos do Ensino Fundamental: 157

Número de Professores: 17

Número de Funcionários: 09



EMEF “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”

E-mail: escolavenancio@colina.sp.gov.br

Av. Rui Barbosa, 682 – Centro

Fone: (17) 3341-1355

Colina/SP

quinta-feira, 16 de abril de 2015



UFSCAR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DED- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
LILIANA JORGE DRUBI TAHA
TURMA:2               POLO: BARRETOS

AT4.PV- Produção textual
DEFINIÇÕES DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
 
            Nossa Unidade Escolar reunida optou pelo construção do Projeto Político Pedagógico, definindo prioridades da escola.
            Na acolhida, foi oferecido um lanche, com ótima participação dos envolvidos, pois iniciamos com a seguinte pergunta: o que eles achavam que seria interessante avaliar na escola, e quais seriam as prioridades da nossa escola?
            Entregamos a cada um questões que puderam concluir que:
  • Elogiaram a escola e a atuação de todos;
  • Observaram que os pais ou responsáveis precisam estar mais presentes na escola;
  • Pediram que fossem realizados mais eventos na escola, em que fosse proporcionado maior interação entre pais e filhos, junto com toda comunidade escolar como gincanas, jogos;
  • Que realizássemos homenagens a pais e mães.
Que a educação nos dias atuais é muito importante, embora alguns pais deixam apenas para escola essa responsabilidade . 




Algumas prioridades apontadas foram solucionadas imediatamente como:  
 1- Na chegada e saída de alunos, alguns pais ou responsáveis não obedecem as regras de trânsito e acabam tumultuando, pondo em risco a vida das crianças menores que 10 anos que ainda não tem tanta noção do perigo e saem ao encontro do responsável. O transporte escolar municipal acaba ficando prejudicado com a irresponsabilidade dos pais ou responsáveis, pois não tem como estacionar quando chega.
Providência:  Temos funcionários responsáveis no portão a todo momento de saída e chegada de alunos. Ligamos para a Secretaria de Trânsito e para o 2º Sargento Comandante da Policia Militar de Colina, para saber se podíamos colocar cones, pois a sinalização existe. Colocamos imediatamente à  reunião , os cones que por hora deu certo. A medida tomada foi elogiada pelos responsáveis conscientes.









2- A presença de pombos no ambiente escolar, principalmente onde as crianças lancham é realmente é uma situação desagradável e que nos preocupa, pois os pombos se adaptaram no local, permanecendo com seus ninhos que só aumentam.
Providência: Atualmente  espantá-los, torna-se em vão. Mediante a necessidade elencada, sob orientação da vigilância sanitária e agentes de saúde, com  parceria entre os secretários de planejamento e obras do município, a  opção escolhida foi a  forração no  local, que será iniciada em breve com os materiais que já estão chegando. O espaço do freezer e do bebedouro já está isolado.
 Fizemos a cotação de preços, com o orçamento em mãos e  a autorização da administração, os primeiros materiais já estão chegando e em breve poderemos contar com um ambiente mais agradável e propício para o momento.



3- A diretora colocou que há necessidade de engajamento de toda comunidade escolar e também a  preocupação com a ausência da família no âmbito escolar. Tal preocupação da instituição tem como perspectiva a  busca fundamental da educação, que é a aprendizagem efetiva de todos os alunos. Sabemos que alguns pais não são alfabetizados, porém a atenção deles para com seus filhos é muito importante para criar o hábito de realizar as tarefas com interesse e responsabilidade. 
O comprometimento da escola ( comunidade escolar) e a família foi tema em unânime na reunião, pois existe sim a necessidade de todos estarem envolvidos,   proporcionando ao educando uma aprendizagem significativa, formando cidadãos críticos, conscientes, participativos e preparados para viverem plenamente na sociedade.
Providência: Na próxima reunião de pais, vamos antes dialogar com todos e reinvindicar que compareçam mais na escola para saber de seus filhos,  acompanhar a aprendizagem mais de perto,  se necessário virem para  discutir sobre o assunto ou atividades com o professor da sala, a qualquer momento.
Pelos motivos acima citados a reunião com a comunidade escolar foi muito proveitosa. A princípio, a reunião foi reflexiva e aos poucos todos acabaram se envolvendo, criticando, dando opiniões e concordando com os encaminhamentos.
Durante o planejamento, realizado em fevereiro, foram analisados,  juntamente com as coordenadoras das escolas da rede municipal, assuntos relacionados quanto ao aproveitamento que foram oferecidos através dos programas ANA, LER E ESCREVER, PROVINHA BRASIL e PACTO. Baseado nisso, pudemos observar quais os pontos precisam ainda serem trabalhados com maior ênfase, para facitar o melhor aproveitamento da aprendizagem.
Liliana Jorge Drubi Taha – Colina – SP

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Textos:
- Avaliação Institucional: A Avaliação da Escola como Instituição;
- Avaliação: o processo e o produto;
- Indicadores de Qualidade para Mobilização da Escola.

MURAL DA ESCOLA




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