UFSCAR- UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS
DED- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
LILIANA JORGE DRUBI TAHA
TURMA:2 POLO: BARRETOS
AT4.PV- Produção textual
DEFINIÇÕES DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
Nossa Unidade Escolar reunida optou
pelo construção do Projeto Político Pedagógico, definindo prioridades da
escola.
Na acolhida, foi oferecido um lanche,
com ótima participação dos envolvidos, pois iniciamos com a seguinte pergunta:
o que eles achavam que seria interessante avaliar na escola, e quais seriam as
prioridades da nossa escola?
Entregamos a cada um questões que
puderam concluir que:
- Elogiaram a escola e a atuação de todos;
- Observaram que os pais ou responsáveis precisam estar mais presentes na escola;
- Pediram que fossem realizados mais eventos na escola, em que fosse proporcionado maior interação entre pais e filhos, junto com toda comunidade escolar como gincanas, jogos;
- Que realizássemos homenagens a pais e mães.
Algumas prioridades apontadas foram solucionadas imediatamente como:
1- Na chegada e saída de alunos, alguns pais ou responsáveis não obedecem as regras de trânsito e acabam tumultuando, pondo em risco a vida das crianças menores que 10 anos que ainda não tem tanta noção do perigo e saem ao encontro do responsável. O transporte escolar municipal acaba ficando prejudicado com a irresponsabilidade dos pais ou responsáveis, pois não tem como estacionar quando chega.
Providência: Temos
funcionários responsáveis no portão a todo momento de saída e chegada de
alunos. Ligamos para a Secretaria de Trânsito e para o 2º Sargento Comandante
da Policia Militar de Colina, para saber se podíamos colocar cones, pois a
sinalização existe. Colocamos imediatamente à
reunião , os cones que por hora deu certo. A medida tomada foi elogiada
pelos responsáveis conscientes.1- Na chegada e saída de alunos, alguns pais ou responsáveis não obedecem as regras de trânsito e acabam tumultuando, pondo em risco a vida das crianças menores que 10 anos que ainda não tem tanta noção do perigo e saem ao encontro do responsável. O transporte escolar municipal acaba ficando prejudicado com a irresponsabilidade dos pais ou responsáveis, pois não tem como estacionar quando chega.
2- A presença de pombos no ambiente escolar, principalmente onde as crianças lancham é realmente é uma situação desagradável e que nos preocupa, pois os pombos se adaptaram no local, permanecendo com seus ninhos que só aumentam.
Providência: Atualmente espantá-los, torna-se em vão. Mediante a
necessidade elencada, sob orientação da vigilância sanitária e agentes de
saúde, com parceria entre os secretários
de planejamento e obras do município, a
opção escolhida foi a forração
no local, que será iniciada em breve com
os materiais que já estão chegando. O espaço do freezer e do bebedouro já está
isolado.
Fizemos a cotação de preços, com o
orçamento em mãos e a autorização da
administração, os primeiros materiais já estão chegando e em breve poderemos
contar com um ambiente mais agradável e propício para o momento.
3- A diretora colocou que há necessidade de
engajamento de toda comunidade escolar e também a preocupação com a ausência da família no
âmbito escolar. Tal preocupação da instituição tem como perspectiva a busca fundamental da educação, que é a
aprendizagem efetiva de todos os alunos. Sabemos que alguns pais não são
alfabetizados, porém a atenção deles para com seus filhos é muito importante
para criar o hábito de realizar as tarefas com interesse e responsabilidade.
O comprometimento da
escola ( comunidade escolar) e a família foi tema em unânime na reunião, pois
existe sim a necessidade de todos estarem envolvidos, proporcionando ao educando uma aprendizagem
significativa, formando cidadãos críticos, conscientes, participativos e
preparados para viverem plenamente na sociedade.
Providência: Na próxima
reunião de pais, vamos antes dialogar com todos e reinvindicar que compareçam
mais na escola para saber de seus filhos,
acompanhar a aprendizagem mais de perto,
se necessário virem para discutir
sobre o assunto ou atividades com o professor da sala, a qualquer momento.
Pelos motivos acima citados a reunião com a comunidade escolar foi muito
proveitosa. A princípio, a reunião foi reflexiva e aos poucos todos acabaram se
envolvendo, criticando, dando opiniões e concordando com os encaminhamentos.
Durante o planejamento, realizado em fevereiro, foram analisados, juntamente com as coordenadoras das escolas
da rede municipal, assuntos relacionados quanto ao aproveitamento que foram
oferecidos através dos programas ANA, LER E ESCREVER, PROVINHA BRASIL e PACTO.
Baseado nisso, pudemos observar quais os pontos precisam ainda serem
trabalhados com maior ênfase, para facitar o melhor aproveitamento da
aprendizagem.
Liliana Jorge Drubi Taha – Colina – SP
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Textos:
- Avaliação
Institucional: A Avaliação da Escola como Instituição;
- Avaliação: o
processo e o produto;
- Indicadores de
Qualidade para Mobilização da Escola.
MURAL DA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário