A NOSSA ESCOLA TEM HISTÓRIA
Em 1939, iniciou-se a construção do prédio da Escola, no terreno doado pelo Sr. Modesto Junqueira.
No dia 27 de novembro de 1941, aconteceu a inauguração da Escola em clima de muita festa, pois o "Grupo Escola de Colina", assim denominado, funcionava em um casarão cedido pelo Cel. Luciano Mello Nogueira.
No ano seguinte, em 1942, a Escola já instalada em seu prédio próprio passou a denominar-se "Grupo Escolar Cel. José Venâncio Dias", em homenagem a esse homem ilustre, empreendedor, de coração generoso.
O novo estabelecimento de ensino funcionou como grupo escolar de 1942 a 1969. Passou por grandes e importantes reformas nos anos de 1962, 1963, 1968 e 1969. Em 1970, teve seu nome modificado para "Ginásio Estadual de Colina Cel. José Venâncio Dias" e no ano seguinte começou a funcionar como ginásio de 1ª a 4ª série.
Funcionou como Ginásio Estadual até o ano de 1975 e em 1976 passou a ser chamado de "Escola Estadual de Primeiro Grau Cel. José Venâncio Dias", oferecendo ensino de 1ª a 8ª série.
Em 1980, passou por outra grande reforma, e de 1992 a 1995, além do curso regular, ofereceu também o curso supltivo no período noturno.
Com a reorganização das escolas estaduais em 1996, voltou a oferecer apenas a escolaridade para as quatro primeiras séries do então chamado Ensino Fundamental, sendo que em 1998 todas as escolas tiveram seus nomes alterados, passando a denominar-se "Escola Estadual Cel. José Venâncio Dias".
Em 13-02-2006 integrou-se à rede municipal de ensino, após celebração de convênio de parceria educacional entre o Estado e o Munícipio, denominando-se então "Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. José Venâncio Dias".
A população de Colina, desejando reverenciar-lhe a memória, conseguiu que seu nome fosse doado ao Grupo Escolar, fato que se concretizou através do Decreto nº. 12.543 de 5 de fevereiro de 1942.
BIOGRAFIA DO PATRONO
Cel. José Venâncio Dias nasceu em Sant' Ana dos Olhos D' Água, em Orlândia, no dia 09/06/1869.
Filho de José de Venâncio Dias e Dna. Helena Diniz Junqueira, foi educado segundo os melhores princípios de sua tradicional família.
Veio residir em Colina ainda criança, e cultivou durante toda a sua vida grande afeição por essa terra, onde trabalhou pelo seu progresso.
Foi doador das terras para formar a cidade e também para a construção da Estação e Estrada de Ferro.
Era bondoso, bricalhão, simpático e piedoso com os humildes, aos quais sempre dispensou amparo e proteção.
José Venâncio Dias era irmão de Dna. Ignácia Junqueira e foi casado com Maria Nogueira Dias. Deixou três filhas: Alice, Helena e Mariana. Alice que deu seu nome a maternidade de Colina; Mariana e seu esposo Dr. Lamounier Godofredo de Andrade e Souza, foram os doadores das terras para a contrução do Ginásio Estadual "Lamounier de Andrade".
Faleceu no dia 04 de março de 1925, quando retornava de uma viagem de estrada de ferro, pero de Campinas (SP).
No seu velório e enterro, foram-lhe prestadas as mais justas homenagens.
Origem: Livro - Capital Nacional do Cavalo
Autora: Syria Drubi
Cel. José Venancio Dias
(origem foto: site Prefeitura Municipal de Colina - http://www.colina.sp.gov.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário