
A astronomia é a mais antiga das ciências e fascina qualquer pessoa que já tenha olhado para o céu numa noite límpida. Essa fascinação despertou no homem a curiosidade pelo incomensurável espaço preenchido por estrelas e, para estudá-lo, desenvolveu dispositivos denominados planetários.
Apesar dos primeiros planetários terem sido desenvolvidos na antiguidade, são os modernos planetários que, devido ao avanço da tecnologia, têm permitido criar ambientes de imersão que simulam o céu noturno com milhares de estrelas e seus movimentos.
O planetário do Centro Integrado de Ciência e Cultura de São José do Rio Preto possui o projetor ZKP3 da Carl Zeiss, com capacidade de projeção de 6000 estrelas além das linhas náuticas e figuras mitológicas, planetas e nebulosas, podendo avançar e regressar 3000 anos no tempo e mostrar o céu de qualquer ponto da superfície do planeta Terra.
As sessões são complementadas com projetores multimídias. As estrelas são projetadas numa cúpula hemisférica de 11 m de diâmetro no interior de uma sala circular que contém 96 lugares com poltronas reclináveis, o que faz do planetário um grande teatro virtual de astronomia, proporcionando um fantástico espetáculo de indiscutível importância científico-cultural para o público em geral. O objetivo é fazer com que o espectador viaje pelo imenso oceano cósmico sem sair de sua poltrona.
As atividades do planetário são realizadas por meio de sessões com temas de astronomia e recursos áudiovisuais, abertas ao público nos finais de semana e agendamentos escolares para todos os níveis de ensino ao longo da semana. O espaço funciona sob a responsabilidade do Prof. Dr. Alexandre D. Neves.
(Fonte: http://www.centrodeciencias.org.br/ConteudoEscolha.aspx?cod=7&item=15)




























Para as crianças que atualmente não conseguem espaço adequado para atividades físicas compatíveis com essa que é das mais ativas épocas de nossas vidas. Espaço bem cuidado pela Prefeitura Municipal, com amplas áreas verdes, é um excelente local para educar no sentido de criar senso de responsabilidade para com o meio ambiente, fazendo o que mais gostam, que é brincar.






Nenhum comentário:
Postar um comentário