ESCOLA VENÂNCIO E SUA HISTÓRIA

De 1926 a 2011

Foi criada no ano da emancipação político-administrativa do município, em 1926, para atender a demanda estudantil da época, uma vez que para estudar as crianças tinham que se deslocar às cidades vizinhas. Sua instalação deu-se a partir do empréstimo de um casarão de propriedade do Sr. Luciano de Melo Nogueira, situado na Av. Pedro Osvaldo Basso, em frente à Ponte Alice Dias. Ali nascia a primeira escola do município, em 26/03/1926, recebendo o nome de GRUPO ESCOLAR DE COLINA.


Em 1935 o Sr. Modesto Junqueira doou para o Estado um terreno na Av. Rui Barbosa e assim, no ano de 1939 teve início a construção desta escola. Inaugurada dois anos mais tarde – em 27 de novembro de 1941 – recebeu o nome de GRUPO ESCOLAR “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”, por sugestão da população em homenagem a um dos principais fundadores da cidade. A mudança definitiva da escola para a Av. Rui Barbosa deu-se em 1942, passando a funcionar como grupo escolar até o ano de 1969.

No ano de 1970 teve seu nome alterado para GINÁSIO ESTADUAL DE COLINA “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” e em 1976 recebeu nova denominação: ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” oferecendo ensino de 1ª a 8ª séries. Dos anos de 1992 a 1995 ofereceu também o curso supletivo no período noturno.

Com a reorganização das escolas estaduais que ocorreu em 1996, a escola voltou a oferecer apenas a escolaridade para as quatro primeiras séries, o chamado ensino fundamental I.

No ano de 1998, novamente teve seu nome alterado para ESCOLA ESTADUAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.
À partir de 17/07/2006 a escola foi municipalizada, integrando-se a Rede Municipal de Ensino, após assinatura de Convênio de Parceria Educacional entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, tendo seu nome alterado novamente para ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.

São 85 anos de história sendo que neste prédio a escola funciona há 69 anos.

A escola passou por várias reformas nos anos de 1962 e 1963, 1968 e 1969, 2003 e hoje comemoramos mais uma reforma e ampliação de 1.070 m² feita pela Prefeitura Municipal, com um investimento aproximado de 450 mil reais: restauração e troca do assoalho; reforma dos sanitários e telhado; melhorias nas redes de água e esgoto; construção de área de serviço, passarela coberta e rampas de acesso para pessoas com deficiência; instalação da cobertura da quadra poliesportiva, além da construção de arquibancada; instalação de elevador panorâmico para acesso aos dois pisos da escola e pintura geral do prédio, que proporcionaram acesso e mobilidade para as pessoas com deficiência e maior segurança e conforto para os alunos, professores e funcionários.

*Área Construída Existente: 1.159,96m²
*Área Ampliada: 1.070m²
*Área Total da Escola: 2.229,96m²



Visualizar




A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cel José Venâncio Dias”, oferece o Ensino Fundamental Ciclo I, de nove anos de escolarização obrigatória, em concordância com a Lei Municipal nº 2577 de 27 de Fevereiro de 2007, em Período Manhã e Tarde com Atendimento Educacional Especializado (sala multifuncional).

Desenvolve vários projetos em parceria com as secretarias municipais tais como: Preservação do Meio Ambiente, Combate a Dengue, Prevenção da Saúde Bucal e PROERD.

A Prefeitura Municipal de Colina com a Secretaria Municipal de Educação oferecem à população, através desta Unidade Escolar, oportunidades no preparo de jovens para enfrentar o mercado de trabalho em parceria com:

- Centro Paula Souza (E.T.E.C.) oferecendo o Curso Técnico de Administração.

Colina faz parte do EaD (Educação a Distância), sendo Polo da UNIRP, oferencendo a partir de 06/03/2012 os cursos de: Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Diretora da escola: Profª Lúcia Helena Jorge Carminati

Número de Alunos do Ensino Fundamental: 157

Número de Professores: 17

Número de Funcionários: 09



EMEF “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”

E-mail: escolavenancio@colina.sp.gov.br

Av. Rui Barbosa, 682 – Centro

Fone: (17) 3341-1355

Colina/SP

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

3º CONCURSO CULTURAL LITERÁRIO


"CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DÊ O SEU RECADO"


A aluna BEATRIZ APARECIDA DE ASSIS SOARES, do 4º ano A,
foi vencedora do 3º Concurso Cultural Literário, com a frase:

"NATUREZA É VIDA. MEIO AMBIENTE É SOBREVIVÊNCIA.
PRESERVAÇÃO É CONSCIÊNCIA."

Profª. Daula, membro da comissão julgadora, Beatriz, autora da frase vencedora com sua professora, Regiane.

Conscientes, estudantes deram o recado pela preservação do meio ambiente.

A entrega de prêmios da 3ª edição do Concurso Cultural Literário “Consciência Ecológica – dê o seu recado” aconteceu na manhã de sábado, no auditório da Associação Comercial que ficou pequeno para abrigar dezenas de alunos, pais, professores e diretoras.
Durante o evento a comissão julgadora, formada pelos professores Edna Martins Abdalla (Artes), Daula El Droubi (Português) e o engenheiro agrônomo João Amadeu Giacchetto, ressaltou o alto nível dos trabalhos e elogiou o engajamento dos estudantes que têm demonstrado, a cada ano, uma conscientização ainda maior com a preservação do meio ambiente. “Parabéns a todos os participantes que, de forma criativa e consciente, deram o seu recado”, disse a professora Daula.
O engenheiro João Amadeu, que é diretor do EDR – Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, também elogiou e cobrou disciplina nas pequenas atitudes. “Estes bons exemplos, relatados nos trabalhos, como jogar um simples papel de bala no lixo, não desperdiçar água devem se tornar hábitos no dia a dia”. Para fazer a seleção dos trabalhos, João Amadeu contou com a colaboração dos assistentes de diretoria do EDR: Cláudio Antero Machado, Eliana Gambarato Bertin, José Luiz Pagoto e Jorge Sebastião Mariano.
A professora Edna Abdalla, que analisou os desenhos, enfatizou: “fiquei positivamente surpresa e encantada com a criatividade dos estudantes, verdadeiros artistas”.
Bruno Buzzulini, representante da VIVO (patrocinador do evento), não pôde estar presente, porém parabenizou os participantes e já confirmou o apoio para a edição de 2011. “A VIVO está comprometida com ações que estimulam a preservação do planeta como a iniciativa de O COLINENSE, que desperta a consciência ecológica nos estudantes. Somos parceiros desde a 1ª edição do concurso e estaremos juntos novamente no próximo ano”.
O jornalista Beto Felici, idealizador do evento, agradeceu aos alunos, professores, diretoras, comissão julgadora e patrocinador. “O concurso vem crescendo a cada ano e isto é reflexo de que a conscientização por um mundo melhor depende de cada um de nós e do envolvimento de todos”.
Durante a entrega de prêmios, a convite da redação, a Apae fez uma exposição de objetos confeccionados pelos alunos com material reciclável. Além da inclusão social, a iniciativa mostra que tudo pode ser reaproveitado. Técnicas empregadas por profissionais transformam materiais que seriam descartados em belos objetos de decoração, com muito charme e beleza. A coordenadora pedagógica Elizabete Nogueira Simionato coordenou a exposição.
(Texto: Jornal O COLINENSE - Publicação dia 19/08/2010)

PARABÉNS BEATRIZ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário