ESCOLA VENÂNCIO E SUA HISTÓRIA

De 1926 a 2011

Foi criada no ano da emancipação político-administrativa do município, em 1926, para atender a demanda estudantil da época, uma vez que para estudar as crianças tinham que se deslocar às cidades vizinhas. Sua instalação deu-se a partir do empréstimo de um casarão de propriedade do Sr. Luciano de Melo Nogueira, situado na Av. Pedro Osvaldo Basso, em frente à Ponte Alice Dias. Ali nascia a primeira escola do município, em 26/03/1926, recebendo o nome de GRUPO ESCOLAR DE COLINA.


Em 1935 o Sr. Modesto Junqueira doou para o Estado um terreno na Av. Rui Barbosa e assim, no ano de 1939 teve início a construção desta escola. Inaugurada dois anos mais tarde – em 27 de novembro de 1941 – recebeu o nome de GRUPO ESCOLAR “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”, por sugestão da população em homenagem a um dos principais fundadores da cidade. A mudança definitiva da escola para a Av. Rui Barbosa deu-se em 1942, passando a funcionar como grupo escolar até o ano de 1969.

No ano de 1970 teve seu nome alterado para GINÁSIO ESTADUAL DE COLINA “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” e em 1976 recebeu nova denominação: ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” oferecendo ensino de 1ª a 8ª séries. Dos anos de 1992 a 1995 ofereceu também o curso supletivo no período noturno.

Com a reorganização das escolas estaduais que ocorreu em 1996, a escola voltou a oferecer apenas a escolaridade para as quatro primeiras séries, o chamado ensino fundamental I.

No ano de 1998, novamente teve seu nome alterado para ESCOLA ESTADUAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.
À partir de 17/07/2006 a escola foi municipalizada, integrando-se a Rede Municipal de Ensino, após assinatura de Convênio de Parceria Educacional entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, tendo seu nome alterado novamente para ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.

São 85 anos de história sendo que neste prédio a escola funciona há 69 anos.

A escola passou por várias reformas nos anos de 1962 e 1963, 1968 e 1969, 2003 e hoje comemoramos mais uma reforma e ampliação de 1.070 m² feita pela Prefeitura Municipal, com um investimento aproximado de 450 mil reais: restauração e troca do assoalho; reforma dos sanitários e telhado; melhorias nas redes de água e esgoto; construção de área de serviço, passarela coberta e rampas de acesso para pessoas com deficiência; instalação da cobertura da quadra poliesportiva, além da construção de arquibancada; instalação de elevador panorâmico para acesso aos dois pisos da escola e pintura geral do prédio, que proporcionaram acesso e mobilidade para as pessoas com deficiência e maior segurança e conforto para os alunos, professores e funcionários.

*Área Construída Existente: 1.159,96m²
*Área Ampliada: 1.070m²
*Área Total da Escola: 2.229,96m²



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A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cel José Venâncio Dias”, oferece o Ensino Fundamental Ciclo I, de nove anos de escolarização obrigatória, em concordância com a Lei Municipal nº 2577 de 27 de Fevereiro de 2007, em Período Manhã e Tarde com Atendimento Educacional Especializado (sala multifuncional).

Desenvolve vários projetos em parceria com as secretarias municipais tais como: Preservação do Meio Ambiente, Combate a Dengue, Prevenção da Saúde Bucal e PROERD.

A Prefeitura Municipal de Colina com a Secretaria Municipal de Educação oferecem à população, através desta Unidade Escolar, oportunidades no preparo de jovens para enfrentar o mercado de trabalho em parceria com:

- Centro Paula Souza (E.T.E.C.) oferecendo o Curso Técnico de Administração.

Colina faz parte do EaD (Educação a Distância), sendo Polo da UNIRP, oferencendo a partir de 06/03/2012 os cursos de: Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Diretora da escola: Profª Lúcia Helena Jorge Carminati

Número de Alunos do Ensino Fundamental: 157

Número de Professores: 17

Número de Funcionários: 09



EMEF “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”

E-mail: escolavenancio@colina.sp.gov.br

Av. Rui Barbosa, 682 – Centro

Fone: (17) 3341-1355

Colina/SP

domingo, 24 de outubro de 2010

PROJETO DE BEM COM O PASSADO
Introdução: O objetivo do trabalho realizado foi resgatar a identidade dos povos que aqui viveram antes do início de nossa civilização.
O procedimento usado foi a abertura de um sítio arqueológico onde as crianças trabalharam com argila que foram moldadas em diferentes peças de cerâmica e, consequentemente, foram enterradas, simulando o encontro das mesmas.
A intenção foi o entendimento do significado da descoberta de vestígios encontrados no local.
Ao concluir as atividades propostas, foi montado um livro com as fotos que foram retiradas no decorrer de toda pesquisa como registro do desenvolvimento do projeto.
Participaram das atividades, alunos do 1º ano B, 4º ano B, e da sala de recurso e, juntamente com a professora de Artes para confecção das peças de cerâmica feitas com argila.

Desenvolvimento: Primeiramente, em sala, foram entregues livros dos alunos De Bem Com o Passado ( Cartilha do Programa Guarani de Gestão do Patrimônio Arqueológico) e estudado, com o professor,esclarecendo dúvidas e expondo a pesquisa que seria realizada e conceitualizando o que seja um sítio arqueológico.
Em seguida a professora do 4º ano pediu aos seus alunos (grande parte moradores na área rural) para que construíssem um sítio arqueológico no local onde moravam, a fim de entenderem o significado da atividade que seria proposta na escola. Lá, os alunos encontraram diferentes tipos de pedra e trouxeram para à escola e as utilizaram na montagem de uma exposição temática.
Feito isso, a professora de Artes interagiu com os alunos na confecção de peças em argila. Essas foram quebradas com a finalidade de enterrá-las para simulação de descobertas em um sítio arqueológico. As peças foram enterradas secretamente sem que os alunos percebessem a estratégia.
Logo, saímos com os alunos e fizemos a demarcação onde seria escavado pelos próprios educandos, utilizaram as ferramentas necessárias com pá e outros utensílios adaptados.
Antes da escavação, foi umedecido o local com água para que a Terra ficasse mais tenra e facilitasse a abertura da cratera.
Após esse procedimento, os alunos acharam as peças de cerâmica e colaram os cacos dando novamente o formato da peça original.
Ao finalizar todo o processo de construção e entendimento de um sítio arqueológico prosseguimos na montagem do livro arquivando todo o trabalho desenvolvido nesta unidade escolar.

Conclusão: Sem dúvida, com o trabalho realizado percebemos a relevância do assunto estudado com as crianças. Pudemos conscientizá-los da importância de preservar o patrimônio arqueológico de nosso país.
O trabalho de confecção de cerâmica feitas em argila, também proporcionou conhecer e valorizar o trabalho de diversas sociedades indígenas que já viviam há muito tempo nessas regiões, preservando também assim, o nosso patrimônio histórico e cultural.
O mais importante é, como herdeiros desse patrimônio queremos não apenas zelar por este, mas divulgá-lo sempre para gerações atuais e futuras para que o nosso passado nunca fique esquecido.

(Profª. Dúnia Droubi Canizella)























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