PROJETO DE BEM COM O PASSADO
Introdução: O objetivo do trabalho realizado foi resgatar a identidade dos povos que aqui viveram antes do início de nossa civilização.
O procedimento usado foi a abertura de um sítio arqueológico onde as crianças trabalharam com argila que foram moldadas em diferentes peças de cerâmica e, consequentemente, foram enterradas, simulando o encontro das mesmas.
A intenção foi o entendimento do significado da descoberta de vestígios encontrados no local.
Ao concluir as atividades propostas, foi montado um livro com as fotos que foram retiradas no decorrer de toda pesquisa como registro do desenvolvimento do projeto.
Participaram das atividades, alunos do 1º ano B, 4º ano B, e da sala de recurso e, juntamente com a professora de Artes para confecção das peças de cerâmica feitas com argila.
Desenvolvimento: Primeiramente, em sala, foram entregues livros dos alunos De Bem Com o Passado ( Cartilha do Programa Guarani de Gestão do Patrimônio Arqueológico) e estudado, com o professor,esclarecendo dúvidas e expondo a pesquisa que seria realizada e conceitualizando o que seja um sítio arqueológico.
Em seguida a professora do 4º ano pediu aos seus alunos (grande parte moradores na área rural) para que construíssem um sítio arqueológico no local onde moravam, a fim de entenderem o significado da atividade que seria proposta na escola. Lá, os alunos encontraram diferentes tipos de pedra e trouxeram para à escola e as utilizaram na montagem de uma exposição temática.
Feito isso, a professora de Artes interagiu com os alunos na confecção de peças em argila. Essas foram quebradas com a finalidade de enterrá-las para simulação de descobertas em um sítio arqueológico. As peças foram enterradas secretamente sem que os alunos percebessem a estratégia.
Logo, saímos com os alunos e fizemos a demarcação onde seria escavado pelos próprios educandos, utilizaram as ferramentas necessárias com pá e outros utensílios adaptados.
Antes da escavação, foi umedecido o local com água para que a Terra ficasse mais tenra e facilitasse a abertura da cratera.
Após esse procedimento, os alunos acharam as peças de cerâmica e colaram os cacos dando novamente o formato da peça original.
Ao finalizar todo o processo de construção e entendimento de um sítio arqueológico prosseguimos na montagem do livro arquivando todo o trabalho desenvolvido nesta unidade escolar.
Conclusão: Sem dúvida, com o trabalho realizado percebemos a relevância do assunto estudado com as crianças. Pudemos conscientizá-los da importância de preservar o patrimônio arqueológico de nosso país.
O trabalho de confecção de cerâmica feitas em argila, também proporcionou conhecer e valorizar o trabalho de diversas sociedades indígenas que já viviam há muito tempo nessas regiões, preservando também assim, o nosso patrimônio histórico e cultural.
O mais importante é, como herdeiros desse patrimônio queremos não apenas zelar por este, mas divulgá-lo sempre para gerações atuais e futuras para que o nosso passado nunca fique esquecido.
(Profª. Dúnia Droubi Canizella)
O procedimento usado foi a abertura de um sítio arqueológico onde as crianças trabalharam com argila que foram moldadas em diferentes peças de cerâmica e, consequentemente, foram enterradas, simulando o encontro das mesmas.
A intenção foi o entendimento do significado da descoberta de vestígios encontrados no local.
Ao concluir as atividades propostas, foi montado um livro com as fotos que foram retiradas no decorrer de toda pesquisa como registro do desenvolvimento do projeto.
Participaram das atividades, alunos do 1º ano B, 4º ano B, e da sala de recurso e, juntamente com a professora de Artes para confecção das peças de cerâmica feitas com argila.
Desenvolvimento: Primeiramente, em sala, foram entregues livros dos alunos De Bem Com o Passado ( Cartilha do Programa Guarani de Gestão do Patrimônio Arqueológico) e estudado, com o professor,esclarecendo dúvidas e expondo a pesquisa que seria realizada e conceitualizando o que seja um sítio arqueológico.
Em seguida a professora do 4º ano pediu aos seus alunos (grande parte moradores na área rural) para que construíssem um sítio arqueológico no local onde moravam, a fim de entenderem o significado da atividade que seria proposta na escola. Lá, os alunos encontraram diferentes tipos de pedra e trouxeram para à escola e as utilizaram na montagem de uma exposição temática.
Feito isso, a professora de Artes interagiu com os alunos na confecção de peças em argila. Essas foram quebradas com a finalidade de enterrá-las para simulação de descobertas em um sítio arqueológico. As peças foram enterradas secretamente sem que os alunos percebessem a estratégia.
Logo, saímos com os alunos e fizemos a demarcação onde seria escavado pelos próprios educandos, utilizaram as ferramentas necessárias com pá e outros utensílios adaptados.
Antes da escavação, foi umedecido o local com água para que a Terra ficasse mais tenra e facilitasse a abertura da cratera.
Após esse procedimento, os alunos acharam as peças de cerâmica e colaram os cacos dando novamente o formato da peça original.
Ao finalizar todo o processo de construção e entendimento de um sítio arqueológico prosseguimos na montagem do livro arquivando todo o trabalho desenvolvido nesta unidade escolar.
Conclusão: Sem dúvida, com o trabalho realizado percebemos a relevância do assunto estudado com as crianças. Pudemos conscientizá-los da importância de preservar o patrimônio arqueológico de nosso país.
O trabalho de confecção de cerâmica feitas em argila, também proporcionou conhecer e valorizar o trabalho de diversas sociedades indígenas que já viviam há muito tempo nessas regiões, preservando também assim, o nosso patrimônio histórico e cultural.
O mais importante é, como herdeiros desse patrimônio queremos não apenas zelar por este, mas divulgá-lo sempre para gerações atuais e futuras para que o nosso passado nunca fique esquecido.
(Profª. Dúnia Droubi Canizella)
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