ESCOLA VENÂNCIO E SUA HISTÓRIA

De 1926 a 2011

Foi criada no ano da emancipação político-administrativa do município, em 1926, para atender a demanda estudantil da época, uma vez que para estudar as crianças tinham que se deslocar às cidades vizinhas. Sua instalação deu-se a partir do empréstimo de um casarão de propriedade do Sr. Luciano de Melo Nogueira, situado na Av. Pedro Osvaldo Basso, em frente à Ponte Alice Dias. Ali nascia a primeira escola do município, em 26/03/1926, recebendo o nome de GRUPO ESCOLAR DE COLINA.


Em 1935 o Sr. Modesto Junqueira doou para o Estado um terreno na Av. Rui Barbosa e assim, no ano de 1939 teve início a construção desta escola. Inaugurada dois anos mais tarde – em 27 de novembro de 1941 – recebeu o nome de GRUPO ESCOLAR “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”, por sugestão da população em homenagem a um dos principais fundadores da cidade. A mudança definitiva da escola para a Av. Rui Barbosa deu-se em 1942, passando a funcionar como grupo escolar até o ano de 1969.

No ano de 1970 teve seu nome alterado para GINÁSIO ESTADUAL DE COLINA “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” e em 1976 recebeu nova denominação: ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU “CEL. JOSE VENANCIO DIAS” oferecendo ensino de 1ª a 8ª séries. Dos anos de 1992 a 1995 ofereceu também o curso supletivo no período noturno.

Com a reorganização das escolas estaduais que ocorreu em 1996, a escola voltou a oferecer apenas a escolaridade para as quatro primeiras séries, o chamado ensino fundamental I.

No ano de 1998, novamente teve seu nome alterado para ESCOLA ESTADUAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.
À partir de 17/07/2006 a escola foi municipalizada, integrando-se a Rede Municipal de Ensino, após assinatura de Convênio de Parceria Educacional entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, tendo seu nome alterado novamente para ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CEL. JOSE VENANCIO DIAS”.

São 85 anos de história sendo que neste prédio a escola funciona há 69 anos.

A escola passou por várias reformas nos anos de 1962 e 1963, 1968 e 1969, 2003 e hoje comemoramos mais uma reforma e ampliação de 1.070 m² feita pela Prefeitura Municipal, com um investimento aproximado de 450 mil reais: restauração e troca do assoalho; reforma dos sanitários e telhado; melhorias nas redes de água e esgoto; construção de área de serviço, passarela coberta e rampas de acesso para pessoas com deficiência; instalação da cobertura da quadra poliesportiva, além da construção de arquibancada; instalação de elevador panorâmico para acesso aos dois pisos da escola e pintura geral do prédio, que proporcionaram acesso e mobilidade para as pessoas com deficiência e maior segurança e conforto para os alunos, professores e funcionários.

*Área Construída Existente: 1.159,96m²
*Área Ampliada: 1.070m²
*Área Total da Escola: 2.229,96m²



Visualizar




A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cel José Venâncio Dias”, oferece o Ensino Fundamental Ciclo I, de nove anos de escolarização obrigatória, em concordância com a Lei Municipal nº 2577 de 27 de Fevereiro de 2007, em Período Manhã e Tarde com Atendimento Educacional Especializado (sala multifuncional).

Desenvolve vários projetos em parceria com as secretarias municipais tais como: Preservação do Meio Ambiente, Combate a Dengue, Prevenção da Saúde Bucal e PROERD.

A Prefeitura Municipal de Colina com a Secretaria Municipal de Educação oferecem à população, através desta Unidade Escolar, oportunidades no preparo de jovens para enfrentar o mercado de trabalho em parceria com:

- Centro Paula Souza (E.T.E.C.) oferecendo o Curso Técnico de Administração.

Colina faz parte do EaD (Educação a Distância), sendo Polo da UNIRP, oferencendo a partir de 06/03/2012 os cursos de: Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Diretora da escola: Profª Lúcia Helena Jorge Carminati

Número de Alunos do Ensino Fundamental: 157

Número de Professores: 17

Número de Funcionários: 09



EMEF “CEL. JOSÉ VENÂNCIO DIAS”

E-mail: escolavenancio@colina.sp.gov.br

Av. Rui Barbosa, 682 – Centro

Fone: (17) 3341-1355

Colina/SP

sábado, 16 de outubro de 2010

"TODOS PELO MEIO AMBIENTE"

NUM TRABALHO CONJUNTO PELO MEIO AMBIENTE, ESTABELECIDO EM MOVIMENTOS COOPERATIVOS, ATRELADO A AÇÕES INTERDISCIPLINARES E ORQUESTRADORAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERCLASSES, PROFESSORES E ALUNOS DAS OFICINAS CURRICULARES, DO 4º ANO B , DO 1º ANO B E DA SALA DE APOIO DESENVOLVERAM DURANTE ESTE ANO DE 2010, UM PROJETO ANUAL:
“ TODOS PELO MEIO AMBIENTE” .
Nosso objetivo comum é a formação da consciência ecológica de nossos educando para uma prática consciente de conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente como um ato individual, cooperativo e exemplar a todos em seu entorno.
Como amarração final da aplicação do projeto e ação motivadora para continuidade na programação de outros projetos para o próximo ano, para INÍCIO DA PRIMAVERA (quando se comemora, também, o DIA DA ÁRVORE e se prepara todos para o dia de Francisco de Assis- precursor nas atitudes de proteção e respeito aos elementos da Natureza) programou-se números complementares à formação da criança ecológica .
A Tarde na Biblioteca, com programação diferenciada do trivial , temperou o projeto com apresentações artísticas como teatro, canto, declamação, leitura interpretativa interativa , jogral e mímica com canção. O tema e temáticas desenvolvidos sempre atrelados ao PROJETÃO “Todos pelo meio ambiente”.
Além da matéria comum do currículo, planejada desde o início do ano , cada classe desenvolveu um plano próprio de ações para a formação do cidadão ecológico com temas ambientais cuja amarração aconteceu nas apresentações para todos na biblioteca da escola Venâncio Dias
4º ano B da professora Dúnia apresentou: teatro (Histórias que Papai Contava); Jogral (Árvores da Mata Atlântica imploram Preservação); Declamação (Sou Criança e não gosto não e Depoimento de uma Árvore Triste).
- 1ºano B da professora Taiza: Canção com mímicas: “A Sementinha”
- Classe de Reforço da professora Marta: música regida por aluno junto à professora: Alecrim Dourado e a canção (lenga-lenga) “ A Árvore da Montanha” para a qual convocaram toda a platéia e um grande coral se formou para alegria deos alunos de Tia Martinha.
- Oficinas Pedagógica: professoras Ana Lúcia (Leitura e Tarefas), Diva (Leitura e Inglês), Elaine(Informática), Luciana (Arte), Adílson (Educação Física) que apresentaram um trabalho inter e transdisciplinar tendo por texto-motivo o livro “A Árvore Generosa” de Shel Silvestein, tradução de Fernando Sabino através DA REPRISE DA LEITURA DO LIVRO de Silverstein agora DRAMATIZADA INTERATIVA com todos os alunos envolvidos com o projeto.
Não por acaso, o ambiente foi decorado com frutas e flores, frutas que aparecem na história da árvore generosa (maçãs) que foram distribuídas ao final para todas as crianças bem como sorvetes de frutas. As crianças também ostentaram coroas de flores (como o personagem da história que estabelece interlocução com a árvore generosa) e/ou bandanas VERDE-AZUL lembrando nosso Município Verde-Azul título que tivemos o privilégio de alcançar no ano passado.
Conquistamos nosso objetivo uma vez que se observa mudança de atitude entre nossos educandos e preocupação neles para com a preservação e recuperação de nossa natureza. Há em todos um forte desejo de continuar esse projeto para o ano e estendê-lo a outros seguimentos da sociedade (igrejas, clubes, associações, sindicatos, etc.)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE É, PRA TODOS NÓS, PRIORIDADE
Diva M.Dechen J.Franco

Ambiente caracterizado para leitura: RESGATE DA HISTÓRIA "A ÁRVORE GENEROSA" - professoras Dúnia e Taíza.Profª. Diva relê (leitura interpretativa) com as turmas. Ambiente preparado com as marcas da narrativa.


Na Biblioteca, crianças das oficinas curriculares, alunos da classe de apoio, do 4º e do 1º ano B, ilustraram a história relida, caracterizados (personagens que dialogacom a árvore).

Crianças coroadas como o menino da história interagem com a narrativa.
Alunos da Profª. Dúnia (4º ano B) na dramatização de "Hitórias que Papai Contava"
Lisa e Adrian à beira do rio poluído.

Crianças retiram entulhos do rio...

Lisa, Adrian, Jaqueline e Sabrina: um apelo às crianças expectadoras.

Gabriele do 4º ano B recita "Sou Criança e Não Gosto não!..." uma declaração infantil sobre o repúdio à Poluição.

Encerra as apresentações dos alunos do 4º ano B.

Final da leitura: crianças se acercam das cestas de maçãs (frutas da árvore generosa) para distribuí-las a todos.
Aplausosssss!!!!!

Professora Taíza rege sua classe, 1º ano B na música da Sementinha.
Todos aplaudem as lindas apresentações sobre a Natureza.
Ao final, frutas da ÁRVORE GENEROSA (maçãs) são distribuidas aos alunos bem como sorvetes de frutas.
Alunos da Profª Martinha (sala de recurso), regem a música alecrim Dourado e a canção (lenga-lenga) "A Árvore da Montanha", para o qual convocou toda a platéia e um grande coral se formou para alegria dos alunos de Tia Martinha.

Professoras das oficinas: Elaine (informática), Luciana (arte) e Martinha (sala de recurso), acompanham os alunos na hora de descontrarir e saborear um delicioso sorvete de frutas.
Por escolha própria, alunos do 1º ano B da Tia Taíza optam por saborear seus deliciosos picolés de frutas sob as árvores da escola...tudo a ver!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário