"TODOS PELO MEIO AMBIENTE"
NUM TRABALHO CONJUNTO PELO MEIO AMBIENTE, ESTABELECIDO EM MOVIMENTOS COOPERATIVOS, ATRELADO A AÇÕES INTERDISCIPLINARES E ORQUESTRADORAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERCLASSES, PROFESSORES E ALUNOS DAS OFICINAS CURRICULARES, DO 4º ANO B , DO 1º ANO B E DA SALA DE APOIO DESENVOLVERAM DURANTE ESTE ANO DE 2010, UM PROJETO ANUAL:
NUM TRABALHO CONJUNTO PELO MEIO AMBIENTE, ESTABELECIDO EM MOVIMENTOS COOPERATIVOS, ATRELADO A AÇÕES INTERDISCIPLINARES E ORQUESTRADORAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERCLASSES, PROFESSORES E ALUNOS DAS OFICINAS CURRICULARES, DO 4º ANO B , DO 1º ANO B E DA SALA DE APOIO DESENVOLVERAM DURANTE ESTE ANO DE 2010, UM PROJETO ANUAL:
“ TODOS PELO MEIO AMBIENTE” .
Nosso objetivo comum é a formação da consciência ecológica de nossos educando para uma prática consciente de conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente como um ato individual, cooperativo e exemplar a todos em seu entorno.
Como amarração final da aplicação do projeto e ação motivadora para continuidade na programação de outros projetos para o próximo ano, para INÍCIO DA PRIMAVERA (quando se comemora, também, o DIA DA ÁRVORE e se prepara todos para o dia de Francisco de Assis- precursor nas atitudes de proteção e respeito aos elementos da Natureza) programou-se números complementares à formação da criança ecológica .
A Tarde na Biblioteca, com programação diferenciada do trivial , temperou o projeto com apresentações artísticas como teatro, canto, declamação, leitura interpretativa interativa , jogral e mímica com canção. O tema e temáticas desenvolvidos sempre atrelados ao PROJETÃO “Todos pelo meio ambiente”.
Além da matéria comum do currículo, planejada desde o início do ano , cada classe desenvolveu um plano próprio de ações para a formação do cidadão ecológico com temas ambientais cuja amarração aconteceu nas apresentações para todos na biblioteca da escola Venâncio Dias
4º ano B da professora Dúnia apresentou: teatro (Histórias que Papai Contava); Jogral (Árvores da Mata Atlântica imploram Preservação); Declamação (Sou Criança e não gosto não e Depoimento de uma Árvore Triste).
- 1ºano B da professora Taiza: Canção com mímicas: “A Sementinha”
- Classe de Reforço da professora Marta: música regida por aluno junto à professora: Alecrim Dourado e a canção (lenga-lenga) “ A Árvore da Montanha” para a qual convocaram toda a platéia e um grande coral se formou para alegria deos alunos de Tia Martinha.
- Oficinas Pedagógica: professoras Ana Lúcia (Leitura e Tarefas), Diva (Leitura e Inglês), Elaine(Informática), Luciana (Arte), Adílson (Educação Física) que apresentaram um trabalho inter e transdisciplinar tendo por texto-motivo o livro “A Árvore Generosa” de Shel Silvestein, tradução de Fernando Sabino através DA REPRISE DA LEITURA DO LIVRO de Silverstein agora DRAMATIZADA INTERATIVA com todos os alunos envolvidos com o projeto.
Não por acaso, o ambiente foi decorado com frutas e flores, frutas que aparecem na história da árvore generosa (maçãs) que foram distribuídas ao final para todas as crianças bem como sorvetes de frutas. As crianças também ostentaram coroas de flores (como o personagem da história que estabelece interlocução com a árvore generosa) e/ou bandanas VERDE-AZUL lembrando nosso Município Verde-Azul título que tivemos o privilégio de alcançar no ano passado.
Conquistamos nosso objetivo uma vez que se observa mudança de atitude entre nossos educandos e preocupação neles para com a preservação e recuperação de nossa natureza. Há em todos um forte desejo de continuar esse projeto para o ano e estendê-lo a outros seguimentos da sociedade (igrejas, clubes, associações, sindicatos, etc.)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE É, PRA TODOS NÓS, PRIORIDADE
Diva M.Dechen J.Franco
Ambiente caracterizado para leitura: RESGATE DA HISTÓRIA "A ÁRVORE GENEROSA" - professoras Dúnia e Taíza.Profª. Diva relê (leitura interpretativa) com as turmas. Ambiente preparado com as marcas da narrativa. Nosso objetivo comum é a formação da consciência ecológica de nossos educando para uma prática consciente de conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente como um ato individual, cooperativo e exemplar a todos em seu entorno.
Como amarração final da aplicação do projeto e ação motivadora para continuidade na programação de outros projetos para o próximo ano, para INÍCIO DA PRIMAVERA (quando se comemora, também, o DIA DA ÁRVORE e se prepara todos para o dia de Francisco de Assis- precursor nas atitudes de proteção e respeito aos elementos da Natureza) programou-se números complementares à formação da criança ecológica .
A Tarde na Biblioteca, com programação diferenciada do trivial , temperou o projeto com apresentações artísticas como teatro, canto, declamação, leitura interpretativa interativa , jogral e mímica com canção. O tema e temáticas desenvolvidos sempre atrelados ao PROJETÃO “Todos pelo meio ambiente”.
Além da matéria comum do currículo, planejada desde o início do ano , cada classe desenvolveu um plano próprio de ações para a formação do cidadão ecológico com temas ambientais cuja amarração aconteceu nas apresentações para todos na biblioteca da escola Venâncio Dias
4º ano B da professora Dúnia apresentou: teatro (Histórias que Papai Contava); Jogral (Árvores da Mata Atlântica imploram Preservação); Declamação (Sou Criança e não gosto não e Depoimento de uma Árvore Triste).
- 1ºano B da professora Taiza: Canção com mímicas: “A Sementinha”
- Classe de Reforço da professora Marta: música regida por aluno junto à professora: Alecrim Dourado e a canção (lenga-lenga) “ A Árvore da Montanha” para a qual convocaram toda a platéia e um grande coral se formou para alegria deos alunos de Tia Martinha.
- Oficinas Pedagógica: professoras Ana Lúcia (Leitura e Tarefas), Diva (Leitura e Inglês), Elaine(Informática), Luciana (Arte), Adílson (Educação Física) que apresentaram um trabalho inter e transdisciplinar tendo por texto-motivo o livro “A Árvore Generosa” de Shel Silvestein, tradução de Fernando Sabino através DA REPRISE DA LEITURA DO LIVRO de Silverstein agora DRAMATIZADA INTERATIVA com todos os alunos envolvidos com o projeto.
Não por acaso, o ambiente foi decorado com frutas e flores, frutas que aparecem na história da árvore generosa (maçãs) que foram distribuídas ao final para todas as crianças bem como sorvetes de frutas. As crianças também ostentaram coroas de flores (como o personagem da história que estabelece interlocução com a árvore generosa) e/ou bandanas VERDE-AZUL lembrando nosso Município Verde-Azul título que tivemos o privilégio de alcançar no ano passado.
Conquistamos nosso objetivo uma vez que se observa mudança de atitude entre nossos educandos e preocupação neles para com a preservação e recuperação de nossa natureza. Há em todos um forte desejo de continuar esse projeto para o ano e estendê-lo a outros seguimentos da sociedade (igrejas, clubes, associações, sindicatos, etc.)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE É, PRA TODOS NÓS, PRIORIDADE
Diva M.Dechen J.Franco
Na Biblioteca, crianças das oficinas curriculares, alunos da classe de apoio, do 4º e do 1º ano B, ilustraram a história relida, caracterizados (personagens que dialogacom a árvore).
Crianças coroadas como o menino da história interagem com a narrativa.
Alunos da Profª. Dúnia (4º ano B) na dramatização de "Hitórias que Papai Contava"
Lisa e Adrian à beira do rio poluído.
Crianças retiram entulhos do rio...
Lisa, Adrian, Jaqueline e Sabrina: um apelo às crianças expectadoras.
Gabriele do 4º ano B recita "Sou Criança e Não Gosto não!..." uma declaração infantil sobre o repúdio à Poluição.
Encerra as apresentações dos alunos do 4º ano B.
Final da leitura: crianças se acercam das cestas de maçãs (frutas da árvore generosa) para distribuí-las a todos.
Crianças coroadas como o menino da história interagem com a narrativa.
Alunos da Profª. Dúnia (4º ano B) na dramatização de "Hitórias que Papai Contava"
Lisa e Adrian à beira do rio poluído.
Crianças retiram entulhos do rio...
Lisa, Adrian, Jaqueline e Sabrina: um apelo às crianças expectadoras.
Gabriele do 4º ano B recita "Sou Criança e Não Gosto não!..." uma declaração infantil sobre o repúdio à Poluição.
Encerra as apresentações dos alunos do 4º ano B.
Final da leitura: crianças se acercam das cestas de maçãs (frutas da árvore generosa) para distribuí-las a todos.
Aplausosssss!!!!!
Professora Taíza rege sua classe, 1º ano B na música da Sementinha.
Todos aplaudem as lindas apresentações sobre a Natureza.
Ao final, frutas da ÁRVORE GENEROSA (maçãs) são distribuidas aos alunos bem como sorvetes de frutas.
Alunos da Profª Martinha (sala de recurso), regem a música alecrim Dourado e a canção (lenga-lenga) "A Árvore da Montanha", para o qual convocou toda a platéia e um grande coral se formou para alegria dos alunos de Tia Martinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário